segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Higiene Bucal começa cedo!


 

A higiene bucal do bebê deve ter início antes mesmo que os dentinhos nasçam... Sim! A mãe deve fazer a higiene bucal do seu bebê logo cedo.

A boca do bebê deve ter uma atenção especial, a mãe deve retirar restos de papinha e até mesmo do leite materno que costumam ficar na parede das bochechas e demais cantinhos da boca.

Para isso, a mãe deverá utilizar uma "dedeira" ou até mesmo uma gaze enrolada no dedo da mãe. Nesta fase não é necessário o uso de creme dental, ainda.
(dedeira massageadora)

Já os enfermeiros, poderão utilizar uma gaze ou cortar os dedos da luva de procedimento e colocá-las nos dedos.

Esse procedimento dever ser feito pelo menos uma vez ao dia após o banho.
Devem ter um cuidado especial também com os dentes de leite, mesmo que o natural é que eles venham à cair, pois os dentes de leite são "frutos" do que os dentes permanentes venha à ser, desde espaçamento, mastigação e tudo mais! Por isso há a necessidade de manter os primeiros dentes saudáveis.


Deve-se evitar a alimentação noturna com a mamadeira, especialmente com alimentos que contém açúcares, ou até mesmo "adoçar a chupeta para a criança dormir, pois a higienização bucal provavelmente não será realizada em horário noturno, o que causará futuras cáries.


Esta é  a fase pré-escova e logo deverá ser substituída por uma escova de dente infantil adequada, assim que surgirem os primeiros dentinhos. E com a orientação do odontopediatra pode-se até utilizar já o fio dental, normalmente quando a criança já tem mais de 8 dentes.


Este ato além de promover a higiene bucal logo cedo, estimula a criança à acostumar-se com o hábio de escovação.

O uso do creme dental deve ter as recomendações adequadas pelo dentista (odontopediatra), pois o creme dental não pode conter flúor pois a criança não saberá controlar a deglutição, e nem menos entenderá os malefícios do flúor em excesso.

Assim que aparecerem os primeiros dentes, a higienização deverá ser realizada sempre após as refeições e antes da criança se deitar.
As escovas devem ser adequadas à idade da criança, ou seja, pequenas, ceras macias, e sendo trocadas no tempo adequado, 
tire todas as suas dúvidas com o dentista.

De 0 à 3 anos a escovação deverá ser feita com moderação, e com a supervisão dos pais, atenção para que a criança não engula o flúor, pois o flúor em excesso poderá causar manchas permanentes nos dentes.
Quando a mãe observar manchas nos dentes ou  até mesmo mau hálito da criança, deve-se procurar o dentisa com urgência. A manchinha pode indicar ínico de cárie.
A mãe deverá evitar soprar a comida da criança, dividir o mesmo talher, beijar a boca da criança, pois como a cárie passa de pessoa pra pessoa, pode passar para a criança.

Quando a criança tem de 2 à 8 dentes, a quantidade de pasta deverá ser do tamanho de um grão de alpiste.
de 10 à 20 dentes, tamanho do grão de uma ervilha.

Veja vídeo de higiene bucal infantil:

Vídeo publicado no Youtube por: andressaperin

A hora da escovação, assim com a hora da alimentação, deverá ser divertida, a criança não deve sentir obrigação de escovar os dentes, deve sentir prazer em fazer isto. Por isso, solte a imaginação, cante músicas, conte histórias, ou seja, quanto mais a distraí-la ou envolvê-la, mais ela pegará "gosto" pela escovação.
Não importa a técnica, importa que seja escovado bem os dentes, a língua, gengivas de forma saudável.

A partir dos 6 meses de idade, leve a criança ao dentista regularmente e aproveite para tirar todas as suas dúvidas, com certeza o dentista saberá exatamente como auxiliá-la nesta tarefa.


Ao enfermeiro cabe realizar também a higiene bucal de forma adequada após cada refeição ou após o banho no bebê, além de auxiliar a mãe na hora da escovação, orientar quanto aos cuidados com o flúor e quanto à evitar alimentos açucarados que causam 90% das cáries infantis.
O enfermeiro poderá utilizar bonecos (com os devidos cuidados para evitar infecção hospitalar) e ensinar a criança como escovar os dentes. E quando necessário, encaminhar a criança à um odontopediatra.


Boa sorte! 

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!